Falha no Android afeta quase 100% dos dispositivos

Falha de Segurança Android
Vira e mexe descobre-se uma nova falha que afeta dispositivos com o sistema operacional Android. A mais recente acabou de ser descoberta e divulgada pelos pesquisadores da empresa Bluebox Labs. Segundo eles a falha de segurança afeta 99% dos aparelhos que rodam o SO móvel do Google, e está presente desde a versão 1.6 do sistema. Se explorada, ela permite que o usuário instale algum aplicativo ou jogo contendo código malicioso sem que se perceba.

O bug que afeta praticamente todas as versões do Android abre uma brecha capaz de burlar o sistema de verificação de instalação dos aplicativos. Conforme explica a equipe da Bluebox Labs, o Google usa um sistema de verificação criptografado que permite a confiabilidade na hora de se atualizar um app. Isso garante que o update seja rejeitado pelo aparelho caso não seja fornecido por um desenvolvedor confiável (capaz de fornecer uma assinatura legítima). No entanto, os pesquisadores descobriram como burlar o sistema.

Ou seja, explorando a falha de segurança, é possível enganar o usuário e instalar um app malicioso sem problema. E o que é pior: sem precisar nem mesmo quebrar a criptografia que protege o sistema de atualização do Android. Por enquanto não foram divulgados mais detalhes sobre como se proteger dessa brecha de segurança. Isso só deve ocorrer no final do mês durante a conferência de segurança Black Hat, em Las Vegas.

A boa notícia é que os pesquisadores avisaram o Google do problema e que a falha não pode ser explorada através da loja de aplicativos e jogos oficial do Android, o Google Play. O mesmo não pode ser dito sobre apps adquiridos em outras lojas como o GeJar e a Samsung Apps, por exemplo.

Atualização

O Google liberou uma atualização para o Android que corrige a falha de segurança,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Como jogar Pou, o jogo de bichinho virtual mais popular do Android