Como acelerar a internet no Android

Como acelerar a internet no AndroidE enquanto o 4G não decola e o 5G é apenas uma promessa distante o jeito para os usuários do Android é encontrar formas de acelerar a internet. Afinal, a gente está mais do que careca de saber que a velocidade da internet no Brasil é uma piada. Infelizmente a maioria das pessoas não tem acesso a conexões de banda larga como a Power GVT, por exemplo, e estão à mercê da famigerada conexão 3G. Por outro lado existem formas simples de contornar e amenizar o problema com a ajuda de apps gratuitos que prometem acelerar a navegação.

Medindo a velocidade da internet

Antes de partir para acelerar a internet uma boa dica é verificar a velocidade da conexão e saber se a sua operadora de banda larga móvel está entregando a velocidade que promete. Do contrário, faça valer os seus direitos e, senão ficar satisfeito, torque de provedor. O aplicativo em questão é o Brasil Banda Larga, da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ), e que está disponível de graça no Google Play.

Escolhendo um navegador alternativo

Muitas vezes o navegador padrão do Android é muito lento. Nesse caso a alternativa é óbvia: instale um navegador móvel alternativo. Neste post você encontra alguns browsers que promete acelerar a navegação como o Google Chrome, Opera Mini e o UC Browser.

Instalando um aplicativo para acelerar a internet

Há muitas configurações que podem ser alteradas no Android para deixar a navegação mais rápida. Uma delas é adicionando números de DNS alternativos como o do Google DNS e do Open DNS. No entanto muitos usuários não sabem ou não gostam de mexer nessas configurações. Nesse caso o jeito é apelar para um aplicativo capaz de, digamos assim, fazer o trabalho sujo, modificando essas configurações para otimizar a internet.

Um desses apps é o Internet Speed Master. Ele está disponível no Google Play e promete deixar a internet no seu dispositivo muito mais rápida. Segundo os seus criadores ele faz modificações no sistema operacional Android, muitas dos quais são conhecidas pelos usuários do Linux. O aplicativo é compatível tanto com aparelhos com Root como aqueles dispositivos sem Root. 

Internet Speed Master

Embora esteja claro que ele funcione melhor e obtenha melhores resultados nos modelos de smartphones rooteados. No primeiro caso, o app permite alterar arquivos do sistema para acelerar a internet. Isso é feito através do botão "Apply Patch". No segundo caso é preciso tocar no botão "Improve Internet Connection".

Observação: se você não sabe o que é root é porque seu aparelho não é rooteado.

Comentários

  1. Não tente efetuar download de nenhum “acelerador de conexão” para a sua conexão. A maioiria destes não funciona, e muitos deles poderão inclusive diminuir ainda mais a sua velocidade.

    ResponderExcluir
  2. aqui deu certo, obrigada pela dica (com root)

    ResponderExcluir
  3. acelera tbm os app do play store ao baixar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Como jogar Pou, o jogo de bichinho virtual mais popular do Android