Como restaurar o celular Android para os padrões de fábrica

Celular AndroidRecentemente eu respondi a um usuário do Yahoo! Respostas sobre uma dúvida em relação ao seu celular Android. Basicamente o que ele queria fazer era restaurar os padrões de fábrica do aparelho, pois o mesmo estava apresentando problemas de funcionamento. Isso é algo muito fácil de fazer. No entanto muita gente tem medo de realizar a operação de "reset". No caso desse usuário ele levou o seu smartphone Android para uma assistência técnica onde queriam cobrar 25 reais para realizar esse processo "tão complicado".

A verdade é que não há a menor necessidade de se pagar pelo serviço. Mesmo que o usuário não saiba como restaurar as configurações de fábrica, é para isso que sites na internet como este. É claro que, antes de seguir em frente, o usuário deve saber que ao fazer isso todos os dados do aparelho serão apagados (inclusive os dados do cartão microSD). Logo, é preciso ter cuidado para não perder tudo e fazer um backup dos arquivos e dados pessoais como contas e contatos. No Google Play há vários aplicativos disponíveis com esse propósito como o Clean Master.

Além disso, essa é uma saída radical para fazer o dispositivo voltar a funcionar como novo. Se não tiver muita certeza de que é isso mesmo o que deseja fazer, dê uma olhada neste post e confira algumas dica para tentar deixar o smartphone ou tablet quase como novo. Se nenhuma das dicas ajudar, então veja a seguir como fazer.

Fazer a restauração para os padrões de fábrica

Para restaurar o seu aparelho Android para os padrões de fábrica faça o seguinte (baseado no Android 2.3):


  • Na tela inicial acesse Configurações;
  • Vá em Privacidade;
  • Toque em Restaurar Padrão de Fábrica;
  • Em seguida toque no botão Zerar telefone
  • Deve aparecer uma tela de confirmação que varia de acordo com o modelo do celular ou tablet. 
  • Selecione a opção Apagar tudo ou OK.

Outra maneira de fazer esse mesmo procedimento é através do código secreto: *2767*3855#. Para executar o código basta abrir o discador e digitá-lo (sem espaços) como se fosse efetuar uma ligação normal.


Voltando ao firmware original

O método acima serve para apagar todos os dados e personalizações feitas pelo usuário. No entanto ele não restaura o ROM original do aparelho. Para ir mais fundo na restauração e desfazer alguma besteira é possível usar um outro código secreto no Android: *#*#7780#*#*. Essa sequência de caracteres alfanuméricos é quase mágica, pois ela é capaz de restaurar o firmware original do Android e deixá-lo como saiu da loja.

Ou seja, além de apagar todos os arquivos do aparelho, ele também elimina qualquer modificação feita pelo usuário no celular. Isso pode ser útil caso o usuário tenta realizado alguma atualização no sistema operacional e não tenha ficado satisfeito. Enfim, é um código poderoso e que deve ser usado com todo o cuidado.

Comentários

  1. velho preciso de uma ajuda sua, meu cel lê o cartão de memoria e pa, mais nao baixa arquivo por falta de espaço, e ele n aceita baixar no cartão e nem mover para o cartão, e eu acho q apaguei algum arquivo do meu celular, e eu ja restaurei os padroes dele mais de 11 vezes e nao adianta, agr to sem meus apps por causa disso, tem como vc me ajudar ? entre em contato cmg no face https://www.facebook.com/ojuniordias

    ResponderExcluir
  2. Oi tenho um celular l70 2 chip e ao ligar ele esta aparecendo sempre esta mensagem " infelizmente o processo Android parou de funcionar" mais ou menos isso, eu queria saber o que faço

    ResponderExcluir
  3. Chegou meu L70 de 2 chips e aparece sempre a mensagem: Infelismente, o processo.android.phone parou. O que devo fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Como jogar Pou, o jogo de bichinho virtual mais popular do Android