Como qualquer
desenvolvedor sabe é muito difícil
ganhar dinheiro com aplicativos Android. A verdade é que a maioria dos usuários do Android são relutantes em pagar por um
aplicativo ou hesitam em se engajar com apps oferecidas no modelo "freemium". O fato é que as compras dentro do aplicativo geralmente são intrusivas. Elas afetam a experiência do usuário e acabam não gerando
lucro substancial para o desenvolvedor. E essa é a razão pela qual quero escrever sobre uma companhia pouco conhecida por aqui: a
StartApp.com.
Basicamente a
StartApp pode ser definida como uma plataforma de
monetização e distribuição de aplicativos Android que ajudam os desenvolvedores a resolver alguns dos problemas encontrados ao tentar a monetização de seus
aplicativos gratuitos.
StartApp foi pioneira na ideia de
monetização de pesquisa na esfera móvel, e agora é uma das maiores redes independentes de distribuição de busca no mundo móvel.
A integração é simples. Os desenvolvedores só tem que anexar o SDK do StartApp em seus apps seguindo o guia de implementação passo-a-passo da plataforma. Depois ele funciona assim: quando um usuário baixar o app ele terá fácil acesso à pesquisa móvel, incluindo um ícone de busca na tela inicial, um link de favorito no navegador web e uma página da web.
O usuário terá sempre a opção de cair fora, por assim dizer, e o
desenvolvedor precisa colocar um aviso no seu app para alertar o usuário sobre as permissões necessárias a fim de manter a transparência da plataforma.
O desenvolvedor
é pago por cada vez que seu aplicativo é baixado, e a quantia recebida depende do modo como é feita a integração com SDK do StartApp, ou seja, se é completa ou parcial.
Recentemente a
StartApp introduziu novos tipos de soluções de
publicidade dentro dos aplicativos: o Exit Ad e o 3D App Wall. No primeiro caso, se o desenvolvedor incluir o SDK do Exit Ad no seu aplicativo o usuário verá um banner publicitário de tela inteira quando sair do app usando o botão “Home (Início)” ou “Back (Voltar)”. Assim a propaganda só aparece quando se fecha o aplicativo, o que não interfere na experiência do usuário.
Já o 3D App Wall é um novo recurso do SDK do Exit Ad. Segundo a StartApp o 3D App Wall tem um visual 3D mais
atrativo que aumenta o eCPM dos anúncios. Do mesmo modo o recurso é uma forma simples de se promover, distribuir e colocar no mercado outros aplicativos gratuitos.
Ambos os Exit Ad e 3D App Wall são baseados no modelo de distribuição de lucro (eCPM). De modo que o desenvolvedor ganha uma porcentagem do lucro obtido com a exibição de anúncios publicitários.
Aqui está um vídeo que demonstra um anúncio móvel em 3D.
Sobretudo StartApp oferece uma solução inovadora para os desenvolvedores que encontram problemas em monetizar seus
aplicativos Android. Além disso os desenvolvedores sempre podem combinar o uso SDK do StartApp com qualquer outra rede de anúncios que esteja utilizando atualmente
Olá, finalmente achei outra rede de publicidade além do AdMob! Você já usou esse StartApp? É fácil de implementar ele na aplicação?
ResponderExcluirOutra coisa, eu tenho que pagar algum valor?
ResponderExcluir