Como instalar aplicativos não compatíveis num smartphone ou tablet Android

Aplicativos imcompatíveisOutro dia eu estava lendo um posto do Rodrigo Toledo sobre o problema com os smartphones (e tablets) Android de baixo custo, e concordo com praticamente tudo o que ele diz no texto. Principalmente pelo fato de muitos desses aparelhos não serem compatíveis com muitos aplicativos e jogos carimbados disponíveis no Google Play e outras lojas de aplicativos como o GetJar, por exemplo. Há pouco tempo experimentei um tablet de baixo custo e vi o quanto esse problema é sério.

No último Dia da Criança meu sobrinho ganhou um tablet Android barato, o Coby Kyros MID7015. Como ele tem apenas 6 anos o presente seria bem interessante, afinal ainda é cedo para o garoto ter em mãos um dispositivo mais poderoso como um Galaxy Tab ou um Motorola Xoom. O tablet foi comprado online e custou apenas 350 reais, o que é um bom preço. No entanto, tão logo colocou as mãos no computador percebi que ele tinha muitas limitações. A principal era que ele não vinha com acesso ao Android Market (hoje, Google Play).

Felizmente a internet é uma aliada muito boa nessas horas. E, comum pouco de pesquisa, não tive problemas em descobrir como instalar o Android Market no aparelho. Tudo correu bem e em pouco tempo o tablet Coby estava com a loja instalada e configurada para o dispositivo. Masaí surgiu outro problema. Com sérias limitações de hardware e rodando o Android 2.1, descobri que a maioria dos aplicativos e jogos disponíveis no Google Play não são compatíveis com ele incluindo um dos jogos mais populares do mundo: Angry Birds.

E, agora, o que fazer? Como fazer para instalar aplicativos e jogos se o Google Play diz que ele não é compatível como o tablet? Mais uma vez apelei para a internet e descobri que existe uma saída. Para instalar um jogo não compatível o jeito é partir para a instalação manual, fora das lojas de aplicativos. Não vou entrar em detalhes técnicos, já que isso depende muito do modelo do dispositivo e da versão do sistema operacional. O fato é que é possível rodar esse aplicativos e jogos incompatíveis seguindo algumas dicas.

Em primeiro lugar é preciso habilitar as fontes externas de aplicativos. Depois o usuário deve baixar um gerenciador de arquivos de sua preferência e habilitar a depuração USB no dispositivo Android. A transferência do aplicativo desejado deve ser feito através de um computador e da porta USB conforme explicado aqui. Antes, porém, é preciso encontrar na internet o arquivo APK correspondente do jogo ou aplicativo e baixá-lo para o seu PC. Um bom lugar para encontrar os arquivos é o site de compartilhamento 4Shared.

AtualizaçãoOutra alternativa para instalar aplicativos e apps incompatíveis no Android é usando o Market Helper.

Comentários

  1. essa dica e super boa, vai ajudar muitos que adora games no celular

    ResponderExcluir
  2. Oi td bem? comigo aconteceu a mesma coisa, comprei pro meu irmãozinho um de baixo custo pois ele só tem 7 anos e, agora depois de me acabar de ler post a 3 dias seguidos encontrei o seu, e como vc conseguiu sera que pode me ajudar??? seria mto grata...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. meu e-mai lidiadso@hotmail.com, se puder me ajudar...

    ResponderExcluir
  4. Pode ser até simples assim mas tem jogos que ainda não são compativeis pelo desenvolvedor da Gameloft.
    Dentro do jogo apos instalar aparece uma mensagem dizendo: Seu aparelho não é compativel com este jogo, favor solicitar reembolso.
    Esse problema sempre vai te perseguir, mas se for fazer desta forma postada, não baixe jogos da Gameloft.

    ResponderExcluir
  5. Por favor, como faço para instalar o Google Play num tablet de baixo custo e não compatível? Meu e-mail é andreltome@hotmail.com. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Stardoll Acess é incompativel com o Samsung Galaxy Ace?
    Me ajuda por favor!

    ResponderExcluir
  7. Valeu boa dica, o meu tablet também é baratinho e não era compatível com Google Play, só dava pra baixar apps pelo App Android Market, mas lá nem tinha aplicativo interessante.

    ResponderExcluir
  8. EU queries abaixa o jogo sub way maid nap ajo para Versailles 2.2.2

    ResponderExcluir
  9. EU queries abaixa o jogo sub way maid nap ajo para Versailles 2.2.2

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Android 2.3 esconde imagem secreta e macabra