SweatCoin - app que dá dinheiro para caminhar viraliza no Brasil. Mas será que funciona?

Imagem
Nos últimos dias um aplicativo para celulares Andorid e iPhone viralizou no Brasil. Com a promessa de dar dinheiro as pessoas para fazer algo que elas já fazem todo dia, e de graça (caminhar) o SwaeatCoin atingiu o topo das listas de apps mais baixados das app stores brasileiras. Só na Play Store , a loja de aplicativos móveis do Google o SweatCoin já passou a marca de 10 milhões de downloads. Isso aconteceu depois de uma trend bombar no TikTok , a plataforma social mais badalada do momento. O SweatCoin é confiável? Agora a questão que muita gente deve estar se fazendo é: o tal app que paga para caminhar realmente funciona. Vale á pena baixar o SweatCoin ? Ele é confiável? A resposta é: sim. No entanto: é preciso desconfiar dessas correntes que circulam na internet com a promessa de ganhar dinheiro fácil. Embora não seja possível afirmar que o SweatCoin seja uma fraude ou algum tipo de scam, o fato é que a coisa não é bem assim como andam divulgando. Por enquanto

Hacker cria aplicativo para Android capaz de derrubar um avião

AviãoA preocupação com a segurança chega a beirar o absurdo nos Estados Unidos. E não é para menos. Depois dos atentados de 11 de Setembro, quando terroristas conseguiram sequestrar dois aviões e desviá-los para se chocarem contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Noa Iorque, as coisas ficaram bem complicadas. Depois das explosões desta semana durante a Maratona de Boston a tendência é de que as coisas fiquem ainda mais complicadas. Para piorar as coisas ainda surgiu a informação de que um hacker Hugo Teso criou um aplicativo capaz de controlar e até derrubar um avião.

O hacker fez uma demonstração breve e superficial sobre os métodos utilizados. Sem entrar em detalhes técnicos, podemos simplificar tudo dizendo que ele descobriu uma maneira de hackear os equipamentos usados pelos aviões para enviar receber informações de navegação. Explorando as falhas de software dos computadores das aeronaves ele poderia, teoricamente tomar controle de um avião, mudando sua rota e até derrubá-lo. Para quem acha isso impossível ele fez a demonstração do sistema durante uma palestra no Hack In The Box.

No entanto, pelo menos por enquanto, não há motivos para ficar com medo de andar de avião. Afinal, realizar o processo todo não é para qualquer um. Teso levou três anos para desenvolver o aplicativo e isso só foi possível porque ele é piloto de avião. Além disso, o objetivo do programador não é o de criar uma ferramenta para ser usada por terroristas. Por isso não é possível encontrar o aplicativo, chamado de “PlaneSploit” para download no Google Play. Por sua vez a FAA (órgão equivalente à Anac nos EUA) diz que o app não funciona.

O hacker, de qualquer maneira expôs os perigos a que os veículos de transporte estão sujeitos. Com o avanço da tecnologia e as facilidades da comunicação não é de se admirar que, no futuro, técnicas semelhantes sejam usadas para sequestrar também automóveis e outros equipamentos. Afinal, os computadores estão por toda a parte e, como tal, estão sujeitos a falhas de segurança que podem ser explorados por criminosos munidos apenas de um smartphone. Bem-vindos ao futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo Nena Doll provoca polêmica por causa de nudez

Aplicativo de mensagens bíblicas para Android

Como acessar a internet via Wi-Fi no Galaxy Pocket