Apps Android podem ajudar a evitar acidentes de trânsito

Apps AndroidEste artigo é uma contribuição da Nextel para o Site do Android.

Utilizar o celular enquanto dirige pode ser uma combinação tão perigosa quanto beber e dirigir, porém os smartphones visam facilitar a vida dos usuários e em matéria de trânsito não poderia ser diferente. Além dos aplicativos para escapar do trânsito, há diversos apps android que são desenvolvidos para evitar que os motoristas se envolvam em acidentes de trânsito.

Com base nesse assunto elaboramos uma lista com alguns aplicativos que podem ajudar a evitar acidentes de trânsito:

iOnRoad

O aplicativo cria através da câmera do celular uma área de segurança entre o veículo da frente e o seu. Quando o seu carro se aproxima de mais do carro à frente ele emite um alerta avisando que você deve reduzir a velocidade para evitar uma possível batida.

Além disso, o aplicativo também possui a função de localizar o local onde seu carro está estacionado, alerta o excesso de velocidade, possui leitor de sms e notificações, além de direcionar automaticamente as chamadas para o modo viva voz.

iOnRoad

Mãos no volante 

Aplicativo destinado para educar os motoristas a não usar o celular enquanto dirige. O motorista programa o aplicativo de acordo com o tempo que vai estar no volante.

Ao receber uma ligação o aplicativo cancela a chamada e logo em seguida envia uma sms com o seguinte texto: “Estou dirigindo no momento, ligo mais tarde. Uma mensagem do DENATRAN.” Porém esta mensagem pode ser personalizada pelo usuário.

Mãos no volante

Em relação ao recebimento de SMS, o aplicativo bloqueia a notificação de mensagem recebida, permitindo a leitura após o encerramento do app.

Motorista da ParadaMotorista da Parada

Este aplicativo escolhe de forma divertida, parecida com um jogo, quem será o “motorista da rodada”. O usuário marca até quatro amigos e o aplicativo faz um sorteio de quem ficará sóbrio para dirigir. Através do aplicativo é possível enviar uma sms grátis ao amigo sorteado avisando que ele será o motorista da vez.

Onde tem Táxi aquiOnde tem táxi aqui? 

Aplicativo também destinado a evitar a combinação de álcool e direção. O aplicativo localiza através do GPS os pontos de táxi que estão mais próximos do local onde usuário está bebendo.

Easy Taxi 

Aplicativo segue a mesma linha do anterior, porém possui um maior número de táxis cadastrados, além de ter buscas de táxis em outros países.

Easy Taxi
O aplicativo tem o nome e a foto do taxista cadastrado, evitando preocupações com falsos taxistas. O app também permite ver o trajeto do táxi solicitado e também é possível escolher táxis que aceitem pagamento em cartão.

Leia também: Aplicativos para chamar táxi pelo celular

Todos estes aplicativos estão disponíveis gratuitamente no Google Play e podem ser usados com o fim de evitar acidentes de trânsito. Mas vale lembrar que o melhor modo de evitar isso, é seguindo as normas de trânsito, não usar o celular enquanto dirige e principalmente não misturar álcool e direção.

E aí, gostou das dicas de aplicativos? Conhece algum outro exemplo de tecnologia que ajuda a evitar acidentes de trânsito? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Android 2.3 esconde imagem secreta e macabra