Android domina mercado de tablets no primeiro trimestre
O mercado de tablets no mundo acabou de registrar um novo recorde de vendas. De acordo com dados divulgados pela consultoria IDC o mercado dá provas de que está bem aquecido. Apenas no primeiro trimestre deste ano foram vendidos quase 50 milhões de tablets. O número já é superior a quantidade de dispositivos vendidos em todo o primeiro semestre de 2012. E mais uma vez o destaque fica por conta dos aparelhos que rodam o sistema operacional Android. Já entre as empresas, aquela que mais se destacou foi a Apple.
Contrariando as expectativas de um trimestre ruim a fabricante americana vendeu mais de 19 milhões de tablets nos primeiros 3 meses do ano. Segundo os analistas a expectativa era de que a companhia vendesse em torno de 18,7 milhões iPads nesse período. No entanto a empresa da maçã acabou superando a expectativa. E o iPad mini é apontado como responsável pelo bom desempenho da fabricante no mercado de tablets. Apesar disso a gigante Cupertino detém menos de 40% de participação. Lembrando que, há 3 anos, esse percentual passava de 90%.
Já a Samsung, maior concorrente da Apple no setor, e fabricante do Galaxy Tab aparece em segundo lugar no mercado. De acordo com dados da empresa de consultoria a fabricantes sul-coreana vendeu 8,8 milhões de tablets no primeiro trimestre do ano de 2013. Outra fabricante asiática também se destacou no mercado. A Asus (que acabou de lançar o Fonepad no Brasil) aparece em terceiro lugar empurrada, provavelmente, pelas fortes vendas do tablets Nexus 7 desenvolvido em parceria com o Google.
Os números mostram um crescimento significativo da Microsoft. Pela primeira vez a empresa americana aparece entre os cinco maiores fabricantes de tablets. Apesar disso companhia que lançou há pouco tempo o Windows 8 no mercado vendeu apenas 900.000 unidades do seu tablet Surface. Em compensação fabricantes como Asus e Acer foram responsáveis por vender 1,8 milhões de tablets equipados com sistema operacional Windows. Isso deve ajudar a Microsoft a ampliar sua participação nesse mercado, que ainda é pequena.
Contrariando as expectativas de um trimestre ruim a fabricante americana vendeu mais de 19 milhões de tablets nos primeiros 3 meses do ano. Segundo os analistas a expectativa era de que a companhia vendesse em torno de 18,7 milhões iPads nesse período. No entanto a empresa da maçã acabou superando a expectativa. E o iPad mini é apontado como responsável pelo bom desempenho da fabricante no mercado de tablets. Apesar disso a gigante Cupertino detém menos de 40% de participação. Lembrando que, há 3 anos, esse percentual passava de 90%.
Já a Samsung, maior concorrente da Apple no setor, e fabricante do Galaxy Tab aparece em segundo lugar no mercado. De acordo com dados da empresa de consultoria a fabricantes sul-coreana vendeu 8,8 milhões de tablets no primeiro trimestre do ano de 2013. Outra fabricante asiática também se destacou no mercado. A Asus (que acabou de lançar o Fonepad no Brasil) aparece em terceiro lugar empurrada, provavelmente, pelas fortes vendas do tablets Nexus 7 desenvolvido em parceria com o Google.
Os números mostram um crescimento significativo da Microsoft. Pela primeira vez a empresa americana aparece entre os cinco maiores fabricantes de tablets. Apesar disso companhia que lançou há pouco tempo o Windows 8 no mercado vendeu apenas 900.000 unidades do seu tablet Surface. Em compensação fabricantes como Asus e Acer foram responsáveis por vender 1,8 milhões de tablets equipados com sistema operacional Windows. Isso deve ajudar a Microsoft a ampliar sua participação nesse mercado, que ainda é pequena.
Comentários
Postar um comentário