Diferenças entre o Android e o iPhone

Acredito que muitas pessoas que pensam em comprar um smartphone tem dúvidas sobre qual modelo é o melhor: se um aparelho com Android como o Galaxy S III, da Samsung ou o iPhone 5, da Apple. E o objetivo desse artigo é o de ajudar os leitores do blog a tirar suas próprias conclusões com base nas informações que publicarei nos próximos parágrafos. Lembrando que esta matéria é destinada a pessoas  que não são especialistas no assunto e que, de preferência, ainda não comprou seu primeiro smartphone e ainda busca esclarecimentos tentando entender as diferenças entre o Android e o iPhone.

iPhone 5 , um sistema fechado

Para muita gente o iPhone é o melhor smartphone do mercado. Ele possui diversas versões. Entre os modelos mais antigos à venda no Brasil está o iPhone 3GS. A versão mais recente é o iPhone 5, que chegou ao país no final de 2012. O aparelho se destaca principalmente pela sua tela de alta definição e a facilidade de uso. O smartphone da Apple também é ótimo para quem quer um aparelho cuja bateria dure bastante. Mesmo modelos mais antigos como o iPhone 4 e o iPhone 4S tem ótimo desempenho.

Android vs iPhone

Nesse caso, mesmo em se tratando de modelos lançados há dois ou três anos, ainda é possível rodar neles a versão mais recente do iOS, o sistema operacional móvel da Apple, e que roda não só no iPhone como também no iPod Touch e no iPad 4 e iPad mini (que ainda não chegou ao Brasil). O iOS, por sinal, é um sistema fechado. Por causa do controle obsessivo de Steve Jobs, o falecido fundador da Apple, o iPhone e o iPad não permitem que os usuários instalem programas (no caso, aplicativos) de outro lugar que não a loja de aplicativos oficial da Apple, a App Store.

Esse controle todo tem suas vantagens. A principal delas é o de tornar as coisas mais seguras. Como cada aplicativo precisa de aprovação para ser vendido na App Store, a chance de se pegar um vírus nos gadgets da Apple é praticamente zero. Por outro lado, a companhia americana impõe diversas limitações ao sistema. Desse modo certas tarefas realizadas pelos usuários dos celulares, como copiar arquivos pelo Bluetooth, só é possível entre os aparelhos da Apple.

iPhone 5
iPhone 5, smartphone mais recente da Apple
Além disso, quem pensa em comprar um iPhone deve levar em consideração outros detalhes. Por exemplo: ao contrário da maioria dos smartphones Android do mercado, o iPhone (todas as versões) não tem entrada USB. Essa é uma das maiores queixas dos usuários dos aparelhos da companhia americana. E mais: o iPhone também não tem cartão de memória. Assim não é possível copiar arquivos diretamente para ele, ou mesmo ampliar a sua memória, através de um cartão microSD.

Android: aberto e livre

Se pudéssemos definir o Android numa única palavra talvez fosse: liberdade. O Android é um sistema operacional de código-fonte aberto utilizado pelas maiores fabricantes de celulares e tablets do mundo como Samsung, Sony e LG. Com exceção da Apple, claro, e da Nokia (que preferiu se aliar à Microsoft e utilizar o Windows Phone). Mantido pelo Google, o sistema operacional possui diversas versões. A mais recente é a 4.2, apelidada de Jelly Bean. Ainda hoje é possível encontrar smarphones com a versão 2.1.

Falar de um único aparelho com Android não é possível. Opções de modelos não faltam. Só a Samsung tem uma dúzia de modelos rodando o sistema. A linha Galaxy S, por sinal, é uma das mais populares mercado. Tanto que já vendeu mais de 100 milhões de unidades em cerca de 3 anos. em termos de desempenho o modelo mais poderoso é o Galaxy S III. Outros modelos de smartphones Android que encontramos por aí é o Motorola Milestone 3, o Motorola Razr i, o LG Optimus 4X HD e o Sony Xperia U. Enfim, variedade é o que não falta.

Essa variedade toda tem também suas vantagens e desvantagens. Por exemplo: o consumidor pode escolher qual modelo se adapta mais às sua necessidade e ao seu bolso. É possível tanto comprar um aparelho como o Samsung Galaxy Pocket Duos, que tem recursos bem mais simples e preço bem convidativo ou optar pelo Galaxy Note com sua tela gigante e preço muito mais alto. A palavra-chave aqui, portanto, é poder de escolha.

Além disso, quem comprar um smartphone Android mais simples e com menos memória, por exemplo, poderá aumentar a capacidade do aparelho inserindo um cartão de memória microSD de até 32 GB, na maioria dos casos. Coisa que não dá para fazer com o iPhone, por sinal. Essa variedade todo, por outro lado, traz alguns inconvenientes. Quem quiser comprar um modelo que vem com uma versão mais antiga do Android não tem garantia nenhuma de que ele poderá ser atualizado por uma versão mais recente do sistema.

Galaxy S III
Galaxy S III, smartphone topo de linha da Samsung
Entre as desvantagens do Android em relação ao iPhone talvez seja a duração da bateria. Em muitos casos há modelos que podem deixar te na mão depois de duas, três, quatro horas, dependendo do uso. Esse é um problema que ainda deve ser resolvido. Há exceções, por outro lado. Aparelhos como o Motorola Razr Maxx promete aguentar muitas horas longe da tomada mesmo no caso de uso mais intenso.

Entre as vantagens do Android em relação ao iPhone, em compensação, eu destacaria a quantidade de aplicativos gratuitos disponíveis para a plataforma. Muitos jogos que são pagos na App Store para iPhone e iPad como Pudding Monsters, Bad Piggies e Angry Birds, entre outros, podem ser jogados de graça no Android. E como o Android é um sistema aberto, o usuário não precisa ficar restrito à loja oficial para instalar aplicativos e jogos. Além da Play Store há o GetJar, Tegra Zone e Samsung Apps, entre outras.

Essa liberdade toda, porém, tem seu preço. Como o controle em torno dos aplicativos não é tão rígido, e  há a possibilidade de se instalar programas de vários lugares (inclusive de cartões de memória), a chance de se pegar um vírus ou um malware no Android é bem grande. Por isso, uma das primeiras coisas que todo usuário novato no Android deve fazer é instalar um bom anti-vírus no seu aparelho.

Comentários

  1. Achei um pouco parcial a materia, sendo um tanto favorável ao sistema Android. Quem conhece os dispositivos em sistema IOS saba que é possivel uma variedade de alternativas que não foi nem citada na materia. De qualquer forma serve como informativo.

    ResponderExcluir
  2. a uma altentaiva é crackear o o.s. ios, sendo que isso é complicado para leigos. em compensação, comprar um android e usa-lo é mais facil 1000 x 0 para o android da google. ios não tem flash player

    ResponderExcluir
  3. Bom, o nome do site já diz tudo, claro que puxou sardinha para o Android, essa matéria esta muito mal feita e totalmente tendenciosa.

    Eu tenho um Milestone 3 e não um iPhone e muito do que foi dito foi mascarado.

    Primeiro que comprar um Galaxy Pocket ou um Galaxy 5 e não comprar um celuar Android da na mesma, afinal os aparelhos são tão lentos que nem valem o dinheiro e a experiência Android será precária e você poderá julgar um sistema ruim por estar usando um hardware ruim, claro que existem Roms e Mods, mas não estamos falando de usuários leigos ?

    Segundo, de que adianta ter um Milestone 3, um hardware parrudo sendo que a Motorola nem disponibilizou atualizações ? O 3GS roda a versão mais atual do iOS enquanto o Milestone 3 fica numa versão muito antiga do Android (Gingerbread), ou seja, atualização de aparelhos também é um problema para quem vai comprar um Android.

    Terceiro, mais apps gratuitos = melhor ? Eu diria PIOR, não vejo problema em pagar R$ 10 em um aplicativo decente, melhor que pegar um aplicativo capenga e de graça, um exemplo é o do Facebook que é horrível no Android e integrado no iOS, a qualidade dos apps no iOS é bem melhor que no Android, um mesmo App tem interface e funcionamento diferente em ambas plataformas e em 90% dos casos a versão iOS é bem melhor devido ao controle de qualidade bem mais rígido da Apple.

    Quanto ao comentário que "iOS não tem suporte a Flash Player", isso é uma desvantagem ? A Google também vai abandonar o suporte e quem usa Flash se temos HTML5 ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Android 2.3 esconde imagem secreta e macabra