Descobertos vírus para Android que podem controlar seu computador

A empresa de segurança Kaspersky descobriu dois vírus para Android que estavam disponíveis na loja de aplicativos Google Play. Os aplicativos maliciosos, na verdade, se passavam por ferramentas de limpeza de arquivos para o smartphone e eram conhecidos como Superclean e DroidCleaner. A empresa descobriu que os softwares em questão foram desenvolvidos com a intenção de espionar o usuários, roubando dados, enviando mensagens SMS e realizando ações criminosas.

Os aplicativos iam ainda mais longe, pois poderiam ativar o Wi-Fi, fazer upload de conteúdo do cartão SD e de todas as mensagens do smartphone, além de poder apagar todas as mensagens de SMS do aparelho. E não para por aí.  Os aplicativos também tinham o poder de afetar não só o celular Android como também eram capazes de contaminar o computador do usuário, tomando controle sobre dispositivos como a webcam e o microfone. Assim eles geravam arquivos de vídeo e áudio que podiam ser enviados secretamente para os criminosos.

Vírus para Android

A contaminação do PC do usuário ocorria quando o telefone era conectado ao computador através da porta USB no Windows usando o velho recurso do "autorun" do sistema. Felizmente esse recurso é desabilitado nas versões mais recentes do sistema operacional da Microsoft. Outra boa notícia é que assim que o problema foi detectado o Google removeu os aplicativos maliciosos do Google Play.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Jogo Nena Doll provoca polêmica por causa de nudez