Acordar cedo e ser
produtivo. Para muita gente isso pode ser fácil. No entanto há um grupo de pessoas que só ficam mais alertas e produzem melhor depois de certa hora do dia. O problema é que a maioria dessas pessoas não podem escolher o próprio horário e, por conta da sua profissão ou dos estudos, precisam estar prontos para produzir resultados logo nas primeiras horas do dia. O jeito então é encontrar maneiras de ser mais produtivo e ter mais disposição pela manhã. Mas, como?
Para responder essa questão e ajudar pessoas que precisam ser mais produtivas no período matinal conversamos com o Dr. Ricardo Martins, pneumologista e médico da Clínica do Sono do Hospital Anchieta, em Brasília. No final também sugerimos alguns aplicativos que pode ajudar os usuários a dormir melhor e acordar com mais disposição.
Leia também: 10 atitudes para aumentar a produtividade
Quais são as razões que levam as pessoas a render mais num dado momento do dia?
Estudos mostram que as pessoas se dividem em 3 comportamentos distintos: matutinas, vespertinas e indiferentes. A razão para que tal se dê não está de todo desvendada. Parece haver influência da interação entre fatores genéticos, exposição à luminosidade e disciplina na hora de dormir.
O que os médicos recomendam fazer para melhorar o rendimento durante o período matinal?
- Procurar adotar hábitos que compõem a boa higiene do sono:
- Evitar alimentos com cafeína 4 à 6h antes de dormir, como é exemplo do café, chá, chimarrão, refrigerantes e do chocolate;
- Evitar consumo de cigarros, especialmente próximo do horário de dormir;
- Evitar refeições fartas à noite. Um lanche leve antes de dormir pode ajudar a adormecer;
- Evitar exercícios físicos intensos 6h antes de dormir;
- Evitar o consumo de álcool 4 à 6h antes de dormir;
- Manter o quarto em condições apropriadas para dormir: temperatura agradável, silencioso e com baixa luminosidade;
- Levantar no mesmo horário todos os dias, independentemente do horário que tiver ido dormir, mesmo nos finais de semana.
Existem alimentos que ajudam a melhor a produtividade? Ou até mesmo medicamentos?
Alimentação bem balanceada e atividade física em horários adequados podem ser bons indutores do sono. A opção por uso de medicamentos pode se dar em alguns casos específicos, para os quais recomenda-se a busca pela orientação de um médico.
Aplicativos que ajudam a dormir e acordar melhor
A tecnologia pode ser uma grande aliada para quem deseja cuidar da saúde e dormir melhor. Por exemplo há o aplicativo
Sleep as Android, disponível no Google Play. Ele é capaz de ajudar o usuário acordar o com alarmes suaves como sons da natureza. Com isso ele pode ser um grande auxiliar na busca de se aumentar a produtividade.
Já se a intenção for dormir melhor, o usuário conta com uma ótima opção. O aplicativo
Twilight (Crepúsculo, em Português) controla a luminosidade da tela e permite ao usuário usar cores menos brilhantes quando usa o smartphone à noite. Isso pode ajudar a diminuir o problemas para dormir, pois é comprovado que o uso de smartphones e tablets antes de dormir pode provocar insônia.
Comentários
Postar um comentário