Alerta: aplicativo de lanterna para Android roubava dados de usuários

Segurança - Celular Android
Os donos de celulares Android deve ficar atentos, pois um aplicativo bastante popular no Google Play está sendo acusado de ter "roubado" informações pessoais de milhões de usuários que o baixaram e instalaram em seus aparelhos. O app Brightest Flashlight Free (lanterna grátis) foi denunciado pela Comissão Federal do Comércio (FTC, na sigla em inglês), que informou que o programa captava informações pessoais e as compartilhava com terceiros.

As informações são do site The Daily Dot, e foram republicadas no Brasil pelo Terra e outros portais. Ainda de acordo com o site, o aplicativo coletava os dados com a intenção de determinar quais propagandas apareceriam na tela do próprio app, que tem entre 50 a 100 milhões de downloads na loja oficial do Android, sem contar outros sites como o GetJar, por exemplo. A partir de agora os desenvolvedores se comprometeram a mudar os termos do app e informar de forma mais clara como a coleta de dados é realizada.

Leia também
Calculadora por voz para Android

Enquanto isso a recomendação para os usuários é de que não baixem o aplicativo e revisem suas configurações de privacidade, impedindo, por exemplo, que os aplicativos como esse determinem sua localização e captem e enviem dados pessoais para servidores desconhecidos. Para quem quiser saber mais sobre como o proteger o celular, recomendamos a leitura deste artigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Jogo Nena Doll provoca polêmica por causa de nudez