Tablet da China: um bom negócio ou dinheiro jogado fora?

Há alguns dias recebi uma tablet Android comprado diretamente de um site chinês. Apesar de saber que geralmente esse tipo de produto não tem muita qualidade fiz a compra por dois motivos. O primeiro foi por ter disponível um saldo em dólar numa conta americana do Paypal, e que não consegui converter e reais, nem sacar por conta de um problema com o nome cadastrado errado. O segundo motivo foi o preço, pois ele estava à venda por menos de 60 dólares na loja virtual Focalprice.

Fazendo as contas, o tablet sairia por mais ou menos 120 dólares. Com tela de 7 polegadas, processador de 1 Ghz, 4 Gb de memória interna, 512 MB de RAM, câmera frontal e Android 4.0 Ice Cream Sandwish, achei uma tremenda pechincha e fiz a encomenda. Quem quiser dar uma olhadinha o modelo é este aqui, com CPU da Rockchip. Agora ele está à venda por 75 dólares no mesmo site. Agora a pergunta que faço é: será que vale mesmo comprar um tablet xing ling como esse, barato, mas praticamente se garantia alguma? É o que o leitor terá que decidir depois de ler este post.

Recebi o tablet em menos de 60 dias, o que é um prazo razoável para um produto vindo de outro lado do mundo. E o que é bem interessante, sem pagar frete. O único inconveniente foi ter de desembolsar mais de 100 reais com a taxa de importação e com o ICMS. Mesmo assim, o total pago por ele foi de mais ou menos 210 reais. É uma valor bem baixo, por exemplo, em comparação a modelos de marca como o Galaxy Tab da Samsung vendido por cerca de 900 reais ou de um iPad cujo modelo mais barato custa 1.300 reais.

Tablet da China

Acima temos uma imagem do tablet. A caixa é de péssima qualidade, e ele vem com um manual muito simples e em inglês. Para mim isso não é problema, mas para a maioria das pessoas pode ser. Ao tirar o tablet da caixa a surpresa é boa, pois ele é bem bonito, com a traseira toda branca e com boa aparência. Parece até um mini iPad. Não resisti e tratei de pegar logo o carregador. No entanto, logo notei a fragilidade do mesmo. O que se confirmaria mais tarde. Ele queimou no primeiro dia de uso, dando-me um susto, pois pensei que o que queimara havia sido o tablet.

Ao testá-lo com o carregador de outro tablet logo concluí que o problema era mesmo o carregador. Então tive de bater um pouco de perna até encontrar um carregador compatível. Felizmente encontrei um quase idêntico no camelódromo da cidade. Ele saiu por 40 reais, o que elevou o custo do aparelho para quase 250 reais no total. Por enquanto ainda estou no lucro.

Análise

Agora vamos à análise do tablet em si. E é aí é que vem a parte boa, pois ele é muito rápido e roda bem muitos jogos com gráficos em 3D. O legal é que ele vem com o ícone da Google Play Store, o que facilita muito a vida de quem precisa instalar aplicativos e jogos. Um dos primeiros jogos que baixei foi Bad Piggies HD, da Rovio, que rodou fluido, sem qualquer engasgo. O mesmo vale dizer em relação à reprodução de videos em alta definição, que rodam tranquilamente e com bom som.

Fiquei bem satisfeito com a tela capacitiva, que é bem precisa. Pequeno e leve, o tablet fica bem encaixado na mão. Algo que me chateou é que ele não pode ser usado enquanto se carrega a bateria como costumo fazer com o iPad. Acontece algo estranho quando o tablet está conectado à energia: a tela simplesmente perde a sensibilidade.

O ponto negativo do dispositivo é a bateria. Com o Wi-Fi ligado e jogando, ela não dura mais que 2 horas. Mas esse é um problema, até onde sei, da maioria dos smartphones e tablets Android do mercado. Logo, não há muito o que fazer à respeito, a não ser tomar algumas medias para economizar a energia do tablet.

Conclusão: por enquanto estou satisfeito com a compra. O tablet está funcionando bem, e mesmo com o imposto e o gasto extra do carregador, paguei a metade do preço de um modelo semelhante à venda no Brasil. Resta saber se ele vai durar muito tempo, ou se estragará logo, pois é notório e sabido que esse tipo de gadget não costuma ter uma vida muito longa. Vale lembrar que meu iPad tem dois anos de uso, já caiu 3 tombos e continua funcionando perfeitamente.

Comentários

  1. Tenho um Genesis 8¨ há mais de tres anos e roda tudo e até ontem não me decepcionou...

    ResponderExcluir
  2. u se estragará logo, pois é notório e sabido que esse tipo de gadget não costuma ter uma vida muito longa. Vale lembrar que meu iPad tem dois anos de uso, já caiu 3 tombos e continua funcionando perfeitamente.

    ResponderExcluir
  3. Resta saber se ele vai durar muito tempo, ou se estragará logo, pois é notório e sabido que esse tipo de gadget não reflective material costuma ter uma vida muito longa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Jogo Nena Doll provoca polêmica por causa de nudez