Google diminui quantidade de apps obrigatórios no Android

Google diminui quantidade de apps obrigatórios bloatware no Android
A maioria dos smartphones e tablets Android do mercado sai de fábrica com uma quantidade de tranqueira e aplicativos, na sua maioria, inúteis. São os chamados "bloatwares". Eles ocupam uma quantidade considerável do armazenamento do aparelho.  E a culpa disso em grande parte é do próprio Google. Isso acontece porque a empresa dona do Android exige que os fabricantes instalem um monte de aplicativos obrigatórios para poder firmar parceria. A boa notícia é que a quantidade de tranqueiras deve diminuir.

A partir de agora os parceiros do Google no Android não precisarão trazer mais tantos aplicativos pré-instalados. Vale lembrar que muitas empresas sofrem críticas por causa disso. Com a mudança vários apps como Google Play Games, Livros, Google Notícias, Clima e Google+, entre outros não precisarão mais ser empurrados goela abaixo dos usuários.

A consequência óbvia é que os celulares e tablets terão mais espaço livre para o usuários escolher o que realmente deseja baixar e instalar no seu aparelho. Quem precisar dos apps mencionados acima, se quiserem, ainda poderão baixá-los diretamente do Google Play.

Por outro lado, não há nada que impeça as fabricantes como Samsung, que é uma das campeãs nesse quesito, de continuar a encher seus dispositivos de apps que não podem ser desinstalados a não ser que o aparelho seja rooteado. A fabricante coreana, aliás, foi a primeira a lançar um dispositivo já sem o Google+, por exemplo, o Galaxy Note 5.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Como jogar Pou, o jogo de bichinho virtual mais popular do Android