Como localizar ou bloquear um celular Android perdido ou roubado

Ter o celular roubado ou perder o aparelho é algo que ninguém gostaria que acontecesse. Mas, infelizmente, não só acontece como é bem comum. Para se ter uma ideia só na cidade de São Paulo foram roubados ou furtados quase 42 mil celulares nos primeiros três meses de 2014. Isso dá uma média de cerca de 460 aparelhos roubados ou furtados por dia. A boa notícia para os usuários, porém, é que a tecnologia permite que um celular roubado possa ser localizado rapidamente. Principalmente se o aparelho rodar o Android e o dono tiver uma conta do Google.

Nesse caso o usuário pode descobrir o paradeiro do dispositivo facilmente usando o serviço de Gerenciador de dispositivos do Google. O serviço pode ser acessado através do painel de administração da sua conta do Google. Logo abaixo das opções Conta, Agenda e Alertas está a opção Android. No lado direito há um link para o Gerenciador de Dispositivos. Ao clicar no link é aberta a página Android Device Manager (Gerenciador de Dispositivos Android).

A partir daí o usuário pode fazer várias coisas com o dispositivo, inclusive a sua localização aproximada utilizando o Google Mapas. Em caso de roubo o perda não é preciso nem dizer o quanto esse recurso pode ser útil. Em caso de roubo ou furto é possível, por exemplo, obter o IMEI do aparelho caso queira registar a ocorrência e cancelar a linha junto à operadora de telefonia móvel.

Além disso, o usuário pode clicar no botão para bloquear o aparelho remotamente ou efetuar limpeza dos dados do usuário e evita que pessoas mal intencionadas roubem seus dados de login dos aplicativos.

Em situações menos drásticas, quando apenas não sabemos onde o aparelho está, a página é bem útil. Há uma opção para fazer o celular tocar. Assim, se ele estiver por perto será possível ouvir o seu toque de chamada e localizá-lo facilmente.

Enfim, são recursos muito úteis mesmo. No entanto, é preciso estar atento a algumas configurações que devem ser realizadas no celular ou tablet para que o Gerenciador de Dispositivos possa encontrar o aparelho e ter acesso à ele. Mais especificamente é preciso ativar a localização do aparelho. A maneira mais fácil de fazer isso é da própria página do Android Device Manager. Se a opção no dispositivo estiver desabilitada aparecerá uma mensagem informando isso e um botão com os dizeres "Configurar bloqueio e limpeza" estará disponível. Então é só clicar nele e em seguida em "Enviar".

Assim, as instruções de configurações serão enviadas para o dispositivo. Um ícone aparecerá na área de notificações. Ao tocar nele será aberta a opção para ativar o localização. Mas, lembre-se, se isso não tiver sido feito antes do aparelho ter sido roubado, o serviço do Google não conseguirá localizar o dispositivo Android. Então, não perca tempo e ative a opção o quanto antes para evitar dores de cabeça no futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Jogo Nena Doll provoca polêmica por causa de nudez