Está preparado para virar um ciborgue?

De acordo com o relatório anual 2013 Internet Trends, publicado em maio pela empresa de pesquisas KPCB, os computadores vestíveis dão sinais de um grande crescimento em sua adoção a partir de 2014. Apontados como uma nova onda, os gadgets inteligentes como relógios e óculos têm potencial para promover uma grande revolução, e podem mudar o modo como as pessoas interagem com a tecnologia. O velho (e quase imutável) conceito de computador composto por teclado, mouse e monitor está lentamente caindo por terra após décadas de domínio.

Os primeiros sinais dessa revolução surgiram lá em 2007 com o lançamento do iPhone original. Mas foi com o lançamento do iPad em 2010 que a Apple tirou de vez o computador do escritório e deu início à era pós-PC. Não por acaso hoje os números apontam que os tablets estão canibalizando as vendas de computadores pessoais em todo o mundo.

Apesar disso os dois dispositivos acima não podem ser considerados "vestíveis". Ainda que tenham contribuído para revolucionar a maneira como as pessoas produzem e consomem conteúdo, os smartphones e tablets talvez sejam apenas a ponta do iceberg. Nos próximos anos é bem provável que os relógios, óculos e outros acessórios inteligentes sejam os verdadeiros protagonistas dessa revolução tecnológica, sendo capazes de transformar o usuário num verdadeiro ciborgue.

Nesse cenário os relógios inteligentes, também conhecidos como "smartwatches", são os que estão mais próximos da realidade. Embora não sejam computadores completos, aparelhos como o recém-lançado Galaxy Gear, da Samsung, podem interagir com os smartphones, fornecer informações úteis e realizar tarefas como ler e-mails ou fazer uma ligação apenas utilizando comandos de voz. Além do dispositivo da fabricante coreana outros modelos prometem recursos semelhantes como o Pebble e o I'm Watch. Aliás, se os rumores se confirmarem em breve até mesmo a Apple poderá lançar seu próprio relógio inteligente, o iWatch.

Por sua vez os óculos inteligentes surgem como uma alternativa não só ao computador como também ao smartphone. Dentro dessa categoria o Google Glass surge como o melhor exemplo de um computador que pode ser vestido e levado para qualquer ugar. Ao contrário dos antigos óculos de realidade virtual imaginados no passado, o aparelho não é muito diferente de um óculos comum. Mesmo assim ele é capaz de realizar funções como ler e-mails, gravar vídeos, conferir a previsão do tempo, etc. E novas funções deverão ser acrescentadas através de apps desenvolvido por terceiros.

Além do Google pelo menos outra empresa está investindo no desenvolvimento de seu próprio óculos inteligente: a Recon Instruments. A companhia criou o Recon Jet , que deve chegar ao mercado em Março de 2014 e já está em pré-venda no site da fabricante por US$ 599. A propaganda diz que se trata do computador vestível mais avançado do mundo. Direcionado a esportistas, o aparelho tem câmera HD, GPS (equipado com acelerômetro, altímetro, bússola, giroscópio e termômetro), conta com aplicativos de atividades e pode se conectar com smartphones Android ou o iPhone via Bluetooth.

Resta saber se daqui para frente, porém, os computadores vestíveis conseguirão o sucesso esperado. Críticos aos dispositivos é o que não faltam. Recentemente o famoso programa de humor americano Saturday Night Live (SNL) fez inúmeras piadas com óculos do Google. Os humoristas tentaram mostrar o quanto pode ser ridículo usar o aparelho em público. Os mesmos comentários podem facilmente ser estendidos a outros aparelhos vestíveis. O medo de parecer um "ciborgue" cheio de apetrechos pelo corpo é justamente o que pode intimidar os usuários.

Publicado em:
21/10/2013 no Yahoo BR Finanças

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Android 2.3 esconde imagem secreta e macabra