Samsung sofre derrota e pagará indenização bilionária à Apple

Se na famosa história bíblica só existiu um único gigante chamado Golias, no mundo da tecnologia podemos dizer que há dois: Apple e Samsung. As duas empresas dominam completamente o mercado de smartphones e tablets no mundo, relegando empresas tradicionais da área como a Nokia, ao segundo plano. Falando em mitologia, as duas companhias acabaram de travar uma batalha épica nos tribunais americanos, e que acabou na vitória da fabricante do iPhone e iPad. A Samsung foi condenada a indenizar a Apple em mais de 1 Bilhão de dólares por quebra de patentes.

Basicamente a gigante de Cupertino acusava a Samsung de copiar o design e outros recursos do iPhone e do iPad. Depois de um julgamento que durou semanas e foi considerado um dos maiores embates do setor de tecnologia dos últimos anos, a Apple sagrou-se vitoriosa. Em consequência a companhia americana viu sua ações crescerem no mercado e ela tem tudo para subir ao posto de empresa de tecnologia da história.

Samsung Galaxy S e Apple iPhone 3GS

Por sua vez, a Samsung, que fabrica o smartphone Android Galaxy S III e o tablet Galaxy Tab, entre outros, perdeu mais de 12 Bilhões de dólares em valor de mercado. No entanto, o processo que resultou  na decisão favorável à Apple ainda não acabou, já que a companhia sul-coreana ainda pode recorrer. O problema é outro. A Samsung sai derrotada simbolicamente, pois a Apple conseguiu impor sua filosofia e sua visão de empresa inovadora que faz tudo para fabricar os melhores produtos enquanto é copiada pelos demais concorrentes.

O mais estranho nesse caso é que a Apple e a Samsung são parceiras. Analistas atentam para o fato de que 1/4 (25%) das peças do iPad, por exemplo, são fabricadas pela empresa asiática. Logo, a valor da indenização a ser paga para a Apple representa menos da metade do valor que a Samsung recebe da gigante de Cupertino. Ou seja, essa é uma briga um tanto complexa e que ainda está longe de acabar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Android 2.3 esconde imagem secreta e macabra