2012: o ano do Android no Brasil

Analistas preveem que 2012 deve ser o ano do Android. A verdade é que o sistema operacional é o que mais cresce no mundo. Novos aparelhos não param de ser lançados no mercado a cada ano. Quase todas as fabricantes de smartphones o adotaram como Samsung, Motorola, Sony, LG, ZTE, Huawei, entre outros. Entre as grandes fabricantes a única que não adotou o sistema foi a Nokia.

A companhia finlandesa preferiu fechar um acordo com a Microsoft para usar o Windows Phone em seus aparelhos. No entanto, ela terá de concorrer com um batalhão de Androids de diversas marcas. O Brasil, claro, não deve ficar de fora desse mercado. Além dos modelos que já estão à venda como o Samsung Galaxy S II, o Motorola Razr, o LG Optimus Black, o Sony Ericsson Xperia Play, muitos outros devem chegar ao país este ano.


Um dos modelos mais aguardados pelos fãs do robozinho verde é o Galaxy Nexus, o smartphone do Google. O aparelho é produzido pela Samsung é deve chegar ao Brasil nas próximas semanas. Por aqui, por conta de um problema com a marca Nexus, ele vai se chamar Galaxy X. O modelo é o primeiro do mercado a trazer a nova versão do sistema, a 4.0. Também conhecida como Ice Cream Sandwich, ela unirá as versões do Android para smartphones e tablets numa só.

O prognóstico é tão bom, que alguns fabricantes projetam vender o dobro de smartphones Android este ano em comparação ao ano passado. É o caso da ZTE, por exemplo. A Samsung é outro exemplo. A companhia sul-coreana tem uma linha grande de produtos com o sistema operacional. A família Galaxy é composta por smartphones de entrada a modelos topo de linha. Ela também produz tablets em vários tamanhos de tela, desde o Galaxy Tab original até o Galaxy Tab 10.1.

Em 2012 os dispositivos devem ficar ainda mais poderosos, pois ganharão processadores quad-core (quatro núcleos). Esses modelos devem ser muito veloz, o que facilita o desenvolvimento de jogos com gráficos cada vez mais detalhados. O avanço na qualidade das câmeras, capazes de filmar em alta definição, deve servir para popularizar os aparelhos nesse sentido, tornando as câmera digitais cada vez mais obsoletas. O grande número de aplicativos também é um fator que ajuda a impulsionar o sistema.

No Brasil, porém, uma barreira para a popularização do sistema é o alto preço dos aparelhos. Modelos topo de linha são vendidos por valores em torno de 2 mil reais. Não é à toa que modelos mais baratos como o Galaxy 5, Galaxy Ace, Galaxy Mini (todos da Samsung) estão entre os mais vendidos por aqui. A culpa pelos preços altos é dos impostos. Fabricantes esperam que o governo estenda os benefícios para a produção de tablets também para os smartphones. Isso incluiria a redução de vários impostos como o PIS/Confins.

Por outro lado, a própria concorrência entre grandes fabricantes pode favorecer a queda de preços. Muitas companhias já tem fabricam e outras tem planos de produzir seus dispositivos no Brasil, o que deve ajudar a reduzir os preços. Além disso o Brasil passa por um bom momento em sua economia, e um número cada vez maior de pessoas estão comprando um smartphone pela primeira vez. E, muitos desses, estão optando pelo Android.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candy Crush Saga: como resolver o problema de conexão no Facebook

Melhores jogos de correr para Android: Subway Surfers, Meu Malvado Favorito, Temple Run 2...

Android 2.3 esconde imagem secreta e macabra